domingo, 22 de junho de 2008

LESÕES LEVES, GRAVES e GRAVÍSSIMAS

De uma maneira simplória, mas eficiente, certa vez me explicaram a diferença entre as lesões leves, as graves e as gravíssimas.

O conceito de cada uma delas está inserido no art. 129 do CP, mas como saber exatamente quando é uma e quando é outra?

Muito bem, são lesões leves todas aquelas que não são graves ou gravíssimas (dããã... nada mais óbvio).

Entretanto, com a ajuda de um exemplo bem pitoresco, a coisa fica mais fácil de ser lembrada na hora da prova.

Por exemplo, a pessoa recebeu uma porrada no olho. Se a porrada deixar aquela marca roxa enorme, sem maiores problemas para a visão do ‘saco de pancadas’, a lesão é leve.

Se essa mesma porrada deixar o amigo vendo tudo embaçado por menos de 30 dias, a lesão ainda é leve, porém, se esse estado de ‘bebedeira pós-murro’ passar de 30 dias, a lesão passa a ser grave (que bela porrada, hein?).

Agora, se a porrada for tão forte, mas tão forte, que o olho do cara cai (puuuff... no chão). Grave ou gravíssima?

Ora, se o cara tinha os dois olhos e perdeu um, ainda lhe sobrou um olho, por isso, como a perda da visão foi somente parcial, a lesão é grave... (ele ainda tem o outro olho para ver o jogo de domingo)

Mas se esse infeliz, depois da porrada, perder os dois olhos, caracteriza incapacidade permanente, porque o amiguinho não poderá mais ver nadinha... aí sim, estará configurada a lesão gravíssima. (poxa... esse apanhou!)

E assim, podemos substituir esse exemplo por qualquer outra parte do corpo, braços, mãos, pernas (se o cara ficar mancando, grave, se a perna não funcionar mais, gravíssima), rins, cérebro, etc...

É isso... não sei se ajudará vocês, mas me ajudou muito!

Um comentário:

Renato disse...

Apenas para constar, no caso da perda de um olho é lesão gravíssima, não pela perda do sentido inciso III, pois ele realmente continua com o sentido da visão, mas pela deformidade permanente inciso IV, pois ele terá um dano estético permanente.
A perda da visão de um olho é lesão grave. A perda do olho é lesão gravíssima.

Related Posts with Thumbnails